A importância da avaliação de desempenho

A Avaliação de Desempenho Individual é um processo para aferir as ações do servidor na execução de suas atribuições, em um determinado período, com a finalidade de identificar potencialidades, oportunidades e promover a melhora da performance e do aproveitamento do servidor na área de trabalho e na Instituição.

A Avaliação de Desempenho Individual referente ao Ciclo 2021 tem como base o período de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2021. É avaliado o servidor que contar com, no mínimo, 180  dias de efetivo exercício no período de um ano e é dividida em três pilares:.

I Autoavaliação: processo em que o servidor avaliará o seu próprio desempenho;

II – Avaliação pela chefia imediata: processo em que a chefia imediata avaliará o servidor sob seu comando;

III – Plano de Desenvolvimento do Servidor – PDS: processo em que a chefia imediata refletirá sobre a atuação profissional do servidor, devendo definir objetivos e metas individuais para que ele possa alcançar a melhoria no seu desempenho, traçando um plano básico de desenvolvimento.

O servidor será submetido à avaliação de desempenho, verificando-se a sua aptidão e capacidade para o exercício das atribuições inerentes ao cargo que ocupa, por intermédio dos seguintes critérios:

I – assiduidade;

II – disciplina;

III – iniciativa;

IV – produtividade;

V – responsabilidade.

O servidor com a pontuação final obtida (nota da autoavaliação, peso de 30%, somada à nota da chefia imediata, peso de 70%) igual ou maior que 70; com o espaço de tempo de dois anos de efetivo exercício na classe, na data de 31 de outubro do ano de referência, estará apto para concorrer ao processo de progressão, que é a passagem do servidor de um grau para outro imediatamente superior dentro de uma mesma referência da respectiva classe.

A progressão beneficiará 20% do total de servidores titulares de cargos ou ocupantes de funções-atividades integrantes de cada classe de nível elementar, nível intermediário e nível universitário prevista em lei complementar.

 

Importância para o funcionário

A avaliação permite ao servidor conhecer o resultado, avaliar o nível de efetividade e produtividade no trabalho, conhecer os pontos fortes e fracos, e os aspectos que devem ser melhorados com motivação.

O servidor tendo alcançado a progressão, passa de um grau para outro imediatamente superior dentro de uma mesma referência da respectiva classe, o que geralmente resulta no acréscimo do salário base.

 

Importância para a chefia

Administrar o desempenho dos servidores, a fim de tomar decisões com base em dados qualitativos, orientando e propondo aperfeiçoamento técnico/administrativo para o desempenho eficiente/eficaz do trabalho desenvolvido.

 

Pósavaliação 

O Plano de Desenvolvimento do Servidor – PDS sugerido pela chefia imediata e a avaliação de desempenho são analisados pela Equipe de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, do Serviço de Seleção e Desenvolvimento do Centro de Recursos Humanos, e elaborado o levantamento das necessidades de programas de treinamento, com validade para os próximos 12 meses, com base em: descrição de cargos, aprimoramento, introdução de novas tecnologias na Instituição, ampliação de competências, com o objetivo de obter resultados de não-conformidades a fim de eliminar os problemas identificados e garantir a qualidade do desempenho profissional.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »