Hotelaria melhora uso de enxoval

Pelo quarto ano consecutivo, a Divisão de Hotelaria do HCFMRP-USP reduziu o índice de desperdício de enxovais do Hospital e, ao mesmo tempo, economizou recursos da Instituição. Em 2018, o índice era de 4.20% e desde então vem caindo: em 2019, foi de 3.31%, em 2020, 2.98% e em 2021, 2.33%.

Em quatro anos, o Hospital reduziu em quase 50% o desperdício pelo mal uso do enxoval. “Atribuo ao trabalho de conscientização que a Hotelaria sempre realiza e as campanhas para o bom uso do enxoval”, explica Anderson Georgetti, diretor da Central de Processamento de Roupas Hospitalar.

“Ao realizar um inventário com qualidade, conseguimos trabalhar na redução dos custos e evitar desperdícios. Ao quantificar nosso enxoval, conseguimos direcionar nossos recursos financeiros para os itens de maior criticidade, otimizando nossa aquisição para reposição do enxoval hospitalar”, explica o diretor da Divisão de Hotelaria, Willian Mastelli.

Das quase 115 mil peças, os três itens mais usados são: lençóis (4.000/dia), conjuntos cirúrgicos (2.300/dia) e aventais de isolamento (2.000/dia). O enxoval é distribuído no HC campus, Hemocentro, Hospital Dia, CEOF, HC Criança, Centro Escola da rua Cuiabá

Planejamento – “Ao saber exatamente quais itens estão disponíveis dentro da nossa gestão de enxoval, buscamos a melhora não só em termos financeiros, mas também a efetiva distribuição do enxoval diariamente, alocados hoje em quase 200 pontos dentro do Complexo HC. Para alcançarmos o sucesso, é imprescindível a colaboração de todos”, explica Georgetti.

É muita roupa –  Por dia, são enviadas para lavanderia cerca de 5 toneladas de enxoval. Durante o pico da pandemia de COVID-19, a Hotelaria chegou a enviar 7 toneladas de roupa por dia. “Continuaremos em busca da melhoria contínua, garantindo o fornecimento e distribuição do enxoval hospitalar aos usuários do Hospital. É o que buscamos todos os dias”, finaliza Mastelli.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »