HC é um dos hospitais para o estudo clínico para o tratamento de pacientes com leucemia linfoide aguda de células B e linfoma não Hodgkin de células B

Os professores da FMRP Sonir Antonini, Rui Ferriani (diretor da FMRP), a ministra Nísia Trindade,
Por Marcos de Assis

Na última segunda-feira, 25 de março, a medicina brasileira testemunhou um marco com o lançamento do estudo clínico CARTHEDRALL e o início da operação do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera) no Hemocentro de Ribeirão Preto, USP, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Este projeto, uma colaboração entre o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto, visa revolucionar o tratamento de leucemia leucemia linfoide aguda de células B e linfoma não Hodgkin de células B através da terapia celular com células CAR-T.

O estudo pretende incluir 81 pacientes de cinco hospitais de São Paulo, uma das instituições será o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, que já tratou 20 pacientes de forma compassiva. “É um marco na medicina e a inauguração do Nutera, evidenciando um avanço significativo na luta contra o câncer através da terapia celular CAR-T. Este momento reflete nosso compromisso com a inovação e a excelência em saúde. Nosso Hospital está na vanguarda, garantindo que mais pacientes se beneficiem desses progressos. Reafirmo nosso compromisso com o ensino, pesquisa e a saúde pública”, disse o superintendente do HCFMRP-USP”, afirmou o superintendente do HCFMRP-USP, Ricardo Cavalli.

A cerimônia de lançamento contou com as presenças de Eleuses Paiva, secretário de estado da saúde de São Paulo; Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan; Rodrigo Calado, diretor-presidente do Hemocentro; Rui Ferriani, diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; e Ricardo Cavalli, superintendente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Também estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o deputado federal, Baleia Rossi, o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, o diretor-geral substituto do Instituto Nacional de Câncer (INCA), João Paulo de Biaso Viola.

O Nutera, apoiado por Fapesp, CNPq e PRONON, ambiciona expandir seu atendimento para até 300 pacientes anualmente, posicionando o Brasil na vanguarda da pesquisa em terapia celular. Esta iniciativa promete transformar o tratamento de leucemias e linfomas no SUS, reforçando o compromisso do país com a inovação e o acesso a tratamentos eficazes na saúde pública, beneficiando a população brasileira.

Foto: os professores da FMRP Sonir Antonini, Rui Ferriani (diretor da FMRP), a ministra Nísia Trindade, Ricardo Cavalli (o superintendente do HCFMRP-USP) e Valdair Muglia (o diretor executivo da FAEPA)