HC investe no atendimento médico para os funcionários

São oferecidas várias especialidades médicas e multiprofissional

Por Marcos de Assis

Investir no bem-estar dos colaboradores não apenas eleva a moral da equipe, mas também reflete positivamente na qualidade do atendimento ao paciente. Funcionários saudáveis e motivados tendem a desempenhar suas funções com maior eficácia, o que é crucial em um ambiente hospitalar, onde a excelência no atendimento pode salvar vidas.

Este foi um dos objetivos do superintendente do Hospital das Clínicas (FMRP-USP), professor Ricardo Cavalli, ao assinar a portaria 95/2023, que regula o funcionamento do  Serviço de Atendimento Especializado de Saúde aos Funcionários (SAESF) com a “finalidade de agilizar o atendimento médico eletivo de funcionários contratados para trabalhar no Hospital. Além de funcionários comissionados, médicos residentes, alunos dos cursos de especialização, residentes multiprofissionais e funcionários aposentados do Hospital”.

A pedido do superintendente Ricardo Cavalli, os doutores José Paulo Pintyá e Sérgio Innocente fizeram, em parceria com a atual equipe do SAMSP e representantes da Diretoria da  Clínica Civil, um planejamento para atender de forma eficiente a atual demanda por serviços de saúde dos funcionários, com horários de atendimento que cobrem praticamente todo o horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Desde a instauração do SAESF, os usuários têm oferta, em caráter eletivo, de consultas médicas e não médicas, exames complementares, procedimentos e cirurgias.  No desenho atual de funcionamento, no SAMSP são oferecidas consultas de especialidades em caráter generalista e quando necessário os usuários serão encaminhados para especialidades mais complexas com atendimento na Clínica Civil.

Até o momento, existe oferta de serviço em 21 especialidades médicas, outras duas iniciarão nos próximos dias. Além disso, o programa oferece profissionais de psicologia, nutrição e do serviço social. O SAESF oferece atendimento aos funcionários em três locais de atendimento: SAMSP, Clínica Civil e CEOF. Veja o quadro.

Agendamento – O agendamento pode ser feito pelo telefone 3963-6610 ou o ramal 676610, das 7h às 19, pelos funcionários do Campus e da Unidade de Emergência. O paciente deve prestar atenção em que local a especialidade marcada está atendendo.

PA – O pronto atendimento tem a função, definida na Portaria 95/2023, de atender o funcionário (HC, FAEPA, FMRP-USP) e médico residente ou aluno,  que estiver em horário de  serviço no HC CAMPUS  e apresentar algum agravo durante o horário de trabalho. Em casos de urgência/emergência fora do horário de trabalho, o funcionário deve procurar as unidades básicas municipais de saúde ou o convênio médico.