No segundo dia do Ciclo de Palestras “Janeiro Branco – Quem cuida da MENTE, cuida da VIDA”, a psicóloga Natália Gallo palestrou aos funcionários do HCRP Campus. O tema trabalhado foi “E quando a luz que vejo no fim do túnel não é a esperança? Reflexões sobre Saúde Mental e Prevenção de Riscos”.
Natália Gallo tem ampla experiência em psicologia hospitalar e iniciou a palestra com o relato de como é comum que os profissionais da saúde se sintam ansiosos, despreparados e temerosos em lidar com pacientes que possuem risco de suicídio. Na apresentação, trouxe dados de como é importante que se discuta o tema e seja feita uma preparação dos profissionais, em especial os de hospitais: estima-se que acontece um suicídio a cada 50 segundos no mundo, ou seja, são 700 mil casos ao ano. Desses, a maior parte ocorre em casa, mas 26% acontecem em hospitais. Assista ao vídeo em que a profissional retrata a importância dessa preparação:
Natália Gallo é psicóloga e mestranda pela FFCLRP-USP, especialista em psicologia hospitalar e saúde mental, membro do LPPS-USP (Laboratório de Ensino e Pesquisa da Psicologia da Saúde), presidente da Inclinare e psicóloga clínica.
Tratamento
Caso você conheça alguém que está infeliz e precisa de ajuda, você pode colaborar e indicar para que essa pessoa busque tratamento médico e psicológico.
Confira os locais indicados no panfleto distribuído pela equipe organizadora do evento:
Próximas palestras
Na próxima semana, às 8h dos dias 30 e 31, Natália Gallo e Emmanuel Mello conversarão com os colaboradores da Unidade de Emergência.
Sem comentários ainda.