HCRP promove evento para discutir cuidados com a saúde mental com colaboradores

Janeiro é o mês eleito para se discutir a saúde mental e emocional. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, começou hoje o evento “Janeiro Branco – Quem cuida da MENTE, cuida da VIDA”. 

Organizado pelo Serviço de Psicologia Adulto do HCRP Campus, com apoio dos Recursos Humanos e do Centro Integrado de Humanização e patrocínio da Faepa, o evento é parte da iniciativa do Hospital de cuidar integralmente da saúde dos seus funcionários – que cuidam da saúde de centenas de pacientes todos os dias. 

 

Emmanuel Mello, psicólogo e psicanalista, falou a um auditório cheio sobre como “Bordar suportes para o insuportável”. A palestra abordou a questão do sofrimento, da atenção a quem precisa de ajuda e de escuta, além de aspectos de como tornar a vida mais leve, ou seja, de “bordar suportes” para viver com mais qualidade. Assista ao vídeo a seguir, em que Emmanuel descreve o aumento de casos de suicídio a partir da pandemia de Covid-19 e fala da necessidade da sociedade discutir isso como um tema de saúde pública.

 

Emmanuel Mello é membro do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (Clin-a), da Unipisco e do Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio, da Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto. 

 

Próximas palestras

Nesta quinta-feira, às 8h, a psicóloga Natália Gallo irá apresentar aos funcionários do HCRP do Campus a palestra “E quando a luz que vejo no fim do túnel não é a esperança? Reflexões sobre Saúde Mental e Prevenção de Riscos”. Já na próxima semana, nos dias 30 e 31, esses profissionais conversarão com os colaboradores da Unidade de Emergência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na imagem acima, o palestrante Emmanuel Mello, o psicólogo do Samsp Élvio Bono e as psicólogas organizadoras do evento: Camila Gonçalves, Flávia Renata, Gabriela Haleplian, Gabriela Michelin, Giovanna Delbem, Luiza Zanin, Milena Cavelagna, Marcella Ayer e a docente Flávia Osório.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »