No mês de maio, o HC comemorou a Semana da Enfermagem com um ciclo de palestras com o tema “Consciência Profissional e Segurança do Paciente” que reuniu profissionais de todas as áreas do Hospital.

O diretor do Departamento de Atenção à Saúde, professor doutor Antônio Pazin Filho, abriu a Semana agradecendo o trabalho dedicado dos profissionais de Enfermagem do Hospital das Clínicas.

A abertura da Semana contou com a apresentação do coral Vozes do HC que levou música e alegria a todos no evento.

A professora e doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Rosangela Andrade Aukar de Camargo iniciou o evento com a palestra “Ética Social: Filosofia Primeira da Enfermagem”.

Em seguida, foi a vez da doutora da EERP-USP e especialista em direito constitucional aplicado com capacitação para ensino no magistério superior, Márcia Simoni Fernandes, que abordou o tema “Direitos e Deveres Frente aos Riscos e Vulnerabilidade nas Práticas dos Profissionais de Saúde.”

No segundo dia do evento, o professor do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Edson Garcia Soares proferiu a palestra “A Humanização Relacionada à Segurança do Paciente”.

“Se a Disney Administrasse o seu Hospital”, foi o tema da palestra do professor doutor Tales Rubens de Nadai, docente do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP e diretor geral do Hospital Estadual de Américo Brasiliense.

Encerrando o evento, o psicólogo da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, Alex Bertoldi falou sobre a “Resiliência e o Significado do Trabalho”.

O Semana da Enfermagem foi realizada pela Comissão de Educação Continuada em Enfermagem (CECEN) e pela Divisão de Enfermagem do Hospital das Clinicas e contou com a dedicação e entusiasmo da  Comissão Organizadora da Semana da Enfermagem do HCFMRP-USP