Informações aos Pacientes

O paciente que precisar de atendimento médico deverá procurar, inicialmente, o Posto de Saúde mais próximo de sua residência, que terá condições de prestar o atendimento necessário ou, se for o caso, proceder ao encaminhamento para agendamento.

Os pacientes só deverão dirigir-se ao Hospital das Clínicas Campus, com a consulta médica previamente marcada pelo Posto de Saúde. Deverá trazer também o Cartão de Consulta do HC (se tiver).

É obrigatório a apresentação do Cartão de Consulta do HC nos retornos, obedecendo rigorosamente, a data e horário marcado pelo Hospital.

Será permitida a entrada de somente 1 acompanhante, que deverá ser maior de 18 anos.

Quando precisar de atendimento de urgência/emergência você deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, que poderá ser Unidade Básica de Saúde – UBS, Unidade de Pronto Atendimento – UPA ou Pronto Socorro.

Depois de ter sua necessidade atendida e seu quadro clínico estabilizado, caso necessário você será encaminhado pelo Serviço de Regulação Médica para um hospital que poderá ser à Unidade de Emergência – U.E. do HCFMRP-USP para dar seguimento ao tratamento.

A U.E. atende somente pacientes que foram encaminhados pelo Serviço de Regulação Médica, por isso é muito importante seguir o fluxo indicado

Quando precisar de atendimento de urgência/emergência você deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, que poderá ser Unidade Básica de Saúde – UBS, Unidade de Pronto Atendimento – UPA ou Pronto Socorro.

Depois de ter sua necessidade atendida e seu quadro clínico estabilizado, caso necessário você será encaminhado pelo Serviço de Regulação Médica para um hospital que poderá ser à Unidade de Emergência – U.E. do HCFMRP-USP para dar seguimento ao tratamento.

A U.E. atende somente pacientes que foram encaminhados pelo Serviço de Regulação Médica, por isso é muito importante seguir o fluxo indicado

Como Chegar ao Hospital
Para chegar ao Hospital das Clínicas Campus e Unidade de Emergência acesse o link abaixo.
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Horário de Visitas

  • Entrada de Visitantes/Acompanhantes mediante apresentação de Documento de Identidade original com foto (RG, CNH, e-CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, etc.).
  • O Hospital desaconselha a entrada de crianças menores de 10 anos.
  • É de responsabilidade dos visitantes o controle do revezamento.

Regra Geral: Diariamente das 14h às 20h, com a entrada de 2 (dois) visitantes de cada vez.

Unidade de Terapia Intensiva Pós-Operatória (UTIPO): Visitas diariamente das 15h às 16h, somente dois (2) visitantes.

C.T.I. Adulto (CTIA): Visitas diariamente das 12h às 13h, 4 (quatro) visitantes com revezamento 2 em 2; e das 19:30h às 20h, somente dois (2) visitantes.

Unidade Coronariana (UCO): Visitas diariamente das 12h às 13h e das 19:30h às 20h, somente dois (2) visitantes.

Enfermaria da Hematologia: Visitas diariamente das 14h às 20h, somente um (1) visitante de cada vez.

Centro Obstétrico (CO): não há visitas.

Enfermaria Obstétrica: Visitas diariamente das 14h às 20h, permitido somente esposo, pais e sogros.

C.T.I. Pediátrico (CTIP): Visitas diariamente das 12h às 12h30min e das 17h às 17h30min, com entrada de 2 (dois) visitantes. Pai e Mãe tem acesso livre.

U.T.I. Neonatal (UTI Neo) e U.C.I. Neonatal (UCIN): Visitas de quarta-feira e sábado das 16h às 17h (permitido somente avós e irmãos do RN quando maiores de 10 anos, entram
todos juntos). Pai e Mãe tem acesso livre.

Enfermaria Pediátrica: Visitas diariamente das 14h às 20h, somente um (1) visitante de cada vez.

Acompanhantes: Nas enfermarias onde é permitida a permanência de acompanhante, a troca é realizada das 06h às 08h, das 13h às 14h e das 19h às 20h.

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS REFERENTES AO TRATAMENTO DE SAÚDE

O paciente ou um representante legal (por tutela, curatela ou procuração), pode solicitar relatório médico, cópia de resultados de exames ou cópia do prontuário (Norma de Serviço nº 99/2021):

Pessoalmente no balcão do Serviço de Comunicações – Ambulatório; Através de carta assinada (nos moldes abaixo) enviada pelos correios; Através de carta assinada (nos moldes abaixo), digitalizada por e-mail – comunica@hcrp.usp.br.

A carta deve conter:

  • Identificação do paciente e do representante legal (quando houver);
  • Documento solicitado;
  • Finalidade;
  • E-mail para envio do documento após elaboração;
  • Assinatura do paciente ou representante legal.

Enviar juntamente com a carta:

  • Cópia frente e verso do RG ou CNH do solicitante;
  • Cópia do cartão de consulta HC do paciente (Em caso de não possuir ou extravio, informar na carta);
  • Cópia da certidão de nascimento (ou RG) do paciente menor de 18 anos;
  • Cópia da curatela/interdição; tutela ou procuração (quando houver)

Maiores informações, entrar em contato com o Serviço de Comunicações, através do telefone (16) 3602-2147

OBS: Se o relatório médico for da área de Ortopedia deverá solicitar junto ao CER (16-3602-1800) ou se for Oftalmologia deverá entrar em contato através do telefone 16-3602-2342 ou 3602-2345.

Para remarcar consulta, o paciente ou responsável deve enviar e-mail para

 

Ambulatório

remarcaretorno@hcrp.usp.br

16.3602.2342 ou 3602.2345

HC Criança

remarcahcc@hcrp.usp.br

CER

remarca.cer@hcrp.usp.br

CEOF

ceof@hcrp.usp.br

Centro de Imagem

siim.ccifm@hcrp.usp.br

Doar sangue salva vidas

O Hemocentro precisa de você.

Para doar sangue ligue:
0800 979 6049

Saiba mais:
http://www.hemocentro.fmrp.usp.br

Sistema Estadual de Transplantes – Regional Interior

O HCFMRP-USP foi designado para sediar a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Regional 2, do Sistema Estadual de Transplantes – SET, que abrange atualmente 593 municípios do interior do Estado.

O SET recebe notificações de potenciais doadores e coordena a  captação e  distribuição  dos órgãos e tecidos humanos, de doadores cadáveres, nos módulos de transplante de coração, fígado, rim, pulmão, rim-pâncreas, pâncreas isolado e córnea.

Também cuida da inscrição e  manutenção do cadastro técnico dos potenciais receptores no banco de dados do Sistema.

O Sistema Estadual de Transplante atua junto á Organizações de Procura de Órgãos, Organizações de Procura de Córneas, hospitais públicos e privados, equipes médicas de transplantes, comissões técnicas científicas, unidades de diálise, laboratórios de Imunogenética

Como doar córneas ?

Em casos de doações, o familiar deve telefonar para a central de BIP (atendimento 24 horas) 40038200 cód. 4394900, e informar ao plantonista do Banco sobre seu desejo de doar as córneas de seu parente falecido. Nosso funcionário irá atendê-lo prontamente.

Horário de funcionamento ao público: de segunda à sexta-feira, das 7:00 às 19:00 horas.
Telefone: (16) 3602-2521.

Como conseguir transplante de córneas?

O paciente que procura atendimento pelo SUS, deve primeiramente encaminhar-se ao Posto de Saúde mais próximo de seu bairro onde passará por uma triagem com um oftalmologista.
Este, após examinar e certificar-se que o paciente necessita de um transplante de córnea, entrará em contato com o Central de Regulação e marcará uma consulta no Hospital Público para um possível transplante de córnea, caso o médico triador deste Hospital certificar-se que existe a necessidade do Transplante.

O médico oftalmologista especializado em transplante cadastrará o paciente na fila única da região para transplante.

No caso do paciente procurar o serviço particular ou de convênio médico este especialista atenderá em seu consultório particular onde fará seu cadastro nesta mesma fila de espera que o paciente do SUS aguarda.

Havendo uma disponibilização do Tecido pelo Banco de Olhos para esta Central de Distribuição CNCDO, o médico será notificado obedecendo rigorosamente a ordem de cadastro pela data de inscrição

O HCFMRP-USP oferece a seus usuários três estacionamentos com um total de 1.200 vagas. A localização, tarifário e horário de funcionamento, podem ser visualizados no mapa abaixo.

Todos os estacionamentos contam com uma infraestrutura completa de segurança, sendo que o Estacionamento 3, devido a sua localização, disponibiliza aos seus usuários uma área de conforto que compreende sanitários, fraldário e serviço gratuito de translado entre o estacionamento e a portaria dos ambulatórios, por meio de Vans do próprio Hospital.

Os pacientes do Centro de Reabilitação e que fazem Diálise possuem área própria para estacionamento, sem pagamento de qualquer valor.

A Praça de Alimentação do HCFMRP-USP funciona todos os dias das 7h às 20h e é composta por uma lanchonete e duas cafeterias, especializadas em sanduíches naturais, bolos e salgados, além de três restaurantes que disponibilizam uma saborosa gastronomia à la carte ou self service.

O HCFMRP-USP conta com o Ambulatório de Acidentes Ocupacional do Profissional da Saúde, junto à Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas – UETDI, para atender profissionais da saúde que se acidentam com material biológico potencialmente contaminado. O atendimento ocorre 24h por dia, de segunda à sexta feira das 07 às 18h, no ambulatório da UETDI, Após as 18h finais de semana e feriados na enfermaria da Unidade.

Conforme Protocolo do Ministério da Saúde os profissionais devem procurar o atendimento preferencialmente nas primeiras duas horas após o acidente com material biológico, quando será analisada a gravidade da exposição e a necessidade de iniciar a quimioprofilaxia contra o vírus do HIV e as condições sorológicas para os vírus das hepatites B e C.

(16) 3602-2695

Informações sobre Convênios e Unidade Particular
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