Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Escolha uma Página

Por Patricia Cainelli

As cartas foram entregues, na véspera do Dia do Trabalho, para mais de 5 mil profissionais do Hospital das Clínicas

“Palavras são insuficientes para expressar o quanto somos gratos a você, exemplo de humanidade, dedicação ao próximo e à vida. Sinta-se amado e abraçado através dessa singela carta. Nós vamos vencer!”

Esse é um trecho de uma das mais de 5 mil cartas que foram enviadas para os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas, Unidade de Emergência e Hemocentro no Dia do Trabalho. As mensagens foram entregues aos profissionais envolvidos no enfrentamento às doenças: médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal da limpeza, nutrição, administração, recepção, motoristas, ambulatórios, manutenção, dentre outros.

A atividade foi organizada pela equipe de humanização do Hospital e contou com a ajuda de voluntários de diversos grupos religiosos e da comunidade em geral.

A consciência da importância da luta diária dos profissionais de saúde e as palavras de carinho, gratidão e preocupação emocionaram os destinatários. A enfermeira Stephanie Bertolli, do Centro de Terapia Intensiva, ficou comovida ao “ver a gratidão das pessoas deixa a gente emocionada, obrigada pela iniciativa”.

A enfermeira do CTI COVID 1, Stephanie Bertolli, recebe as cartinhas das mãos da coordenadora do Grupo de Humanização do HC, professora Catalina Cabrera

A iniciativa, além de ser um exemplo de humanização, resgatou a emoção de enviar e receber cartas. Através delas, as palavras de amor, esperança e reconhecimento podem ser lidas e relidas, eternizando o momento, os lugares e as pessoas

Veja o depoimento da professora de ginástica laboral e membro do Grupo de Humanização do HCFMRP-USP.

Veja a leitura da cartinha da funcionária da Portaria do HC, Jessica Guimano.