Por Marcos de Assis

Pela primeira vez na região de Ribeirão Preto, foi realizada uma cirurgia com o uso de uma placa radioativa para tratar um melanoma no olho. Um tipo de câncer que pode atingir várias partes dos olhos de adultos, mas, principalmente, a coroide.

Esse tipo de tratamento com placas radioativas atinge 95% de sucesso. Estima-se que duas mil pessoas, no Brasil, por ano, tenham essa doença que pode levar à morte se não tratada.

Os recursos para essas cirurgias no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (FMRP-USP) são do Pronon – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – e estão abertos a pacientes de todo o país.

A cirurgia contou com a presença da professora da Universidade de Miami, Zélia Correa.

Assista à reportagem