Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Escolha uma Página

O Hospital das Clínicas realizou a primeira consulta por vídeo de sua história. O primeiro paciente foi José Ricardo Gomes, que mora em Brodowski e não precisou sair de casa para ser consultado pelo médico Henrique Turin. “A consulta é uma ótima alternativa para os pacientes. Não precisei sair de minha casa, evitei aglomeração e, ao mesmo tempo, tenho a orientação do médico. É muito interessante”, afirmou em conversa com o Jornal do HC, pouco antes da consulta.

Para o professor Antonio Pazin Filho, diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), “é um avanço ao que já se iniciou e que está sendo realizado em todo o Hospital. Nós estávamos tendo conversas com o paciente à distância por via telefônica. Agora nós vamos ver o paciente e ele vai nos ver. Isso aumenta a confiabilidade e a segurança com relação ao que estou conversando. Ao paciente também dá a sensação de segurança”.

Segundo o professor Pazin, “a partir de agora, o Hospital terá dois tipos intercalados de atendimento: presencial e à distância. No atendimento presencial, o paciente vem ao Hospital para o diagnóstico e exames. Para manter o acompanhamento, ver se está tudo bem, renovação de receita ou algo mais simples, o atendimento será à distância”.

“Com isso, nós vamos diminuir o deslocamento dos pacientes para virem ao Hospital e as vagas que existem poderão ser ofertadas à DRS (Divisão Regional de Saúde), aumentando o atendimento”. Além disso, o sistema vai permitir que médicos, no HC, possam conversar com médicos que estão nas unidades da rede básica de atendimento “e fazer orientações a esses profissionais sobre doenças raras que são acompanhadas aqui no Hospital”, conclui.

Consulta – “A teleconsulta por vídeo será totalmente integrada ao prontuário eletrônico do paciente. Já disponibilizamos ao médico a possibilidade de fazer o agendamento do teleatendimento. Na data e horário marcado, o médico acessa o prontuário e o sistema envia mensagens para o paciente, que está ciente do agendamento e com o link para consulta. Com um clique, o paciente abre o atendimento com recurso audiovisual”, explica o médico Henrique Turin, um dos organizadores do programa.

Assista às entrevistas na íntegra