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Informações aos Pacientes

Como funciona o Atendimento Ambulatorial

O paciente que precisar de atendimento médico deverá procurar, inicialmente, o Posto de Saúde mais próximo de sua residência, que terá condições de prestar o atendimento necessário ou, se for o caso, proceder ao encaminhamento para agendamento.

Os pacientes só deverão dirigir-se ao Hospital das Clínicas Campus, com a consulta médica previamente marcada pelo Posto de Saúde. Deverá trazer também o Cartão de Consulta do HC (se tiver).

É obrigatório a apresentação do Cartão de Consulta do HC nos retornos, obedecendo rigorosamente, a data e horário marcado pelo Hospital.

Será permitida a entrada de somente 1 acompanhante, que deverá ser maior de 18 anos.

Como funciona o Atendimento de Urgência/Emergência

Quando precisar de atendimento de urgência/emergência você deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, que poderá ser Unidade Básica de Saúde – UBS, Unidade de Pronto Atendimento – UPA ou Pronto Socorro.

Depois de ter sua necessidade atendida e seu quadro clínico estabilizado, caso necessário você será encaminhado pelo Serviço de Regulação Médica para um hospital que poderá ser à Unidade de Emergência – U.E. do HCFMRP-USP para dar seguimento ao tratamento.

A U.E. atende somente pacientes que foram encaminhados pelo Serviço de Regulação Médica, por isso é muito importante seguir o fluxo indicado

Como funciona a Internação

É permitida a permanência de um acompanhante nos seguintes casos:
– Pacientes até 18 anos incompletos;
– Pacientes maiores de 60 anos;
– Excepcionalmente, a critério da equipe de saúde,em situações não previstas, poderá ser autorizada a permanência de 1 (um) acompanhante.

A troca do acompanhante será nos horários:
– Das 06h às 08h
– Das 13h às 14h
– Das 19h às 20h

O que trazer:
– Cartão de consultas do HCRP;
– Objetos de uso pessoal: chinelo, roupas íntimas, pente, sabonete, escova, pasta de dente, shampoo,agasalho para o frio e roupa para o dia da alta;
– Trazer os resultados de exames realizados, quando solicitados;
– Não trazer dinheiro e objetos de valor como: joias e celulares.

Alta Hospitalar:
– Antes de sair do leito, pergunte se a equipe de saúde precisa lhe entregar algum documento para a continuação do tratamento.

Em determinados casos, o paciente leva consigo os seguintes documentos:
– guia de contra-referência;
– receituário em 2 vias;
– atestado médico (solicitar se necessário);
– cartão de consulta com a data de retorno já marcada ou com orientação para marcá-la.

Doação de Sangue

Doar sangue salva vidas
O Hemocentro precisa de você.
Para doar sangue ligue:
0800 979 6049

Saiba mais:
http://www.hemocentro.fmrp.usp.br

Resultado de Exames

Relatórios Médicos

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS REFERENTES AO TRATAMENTO DE SAÚDE

O paciente ou um representante legal (por tutela, curatela ou procuração), pode solicitar relatório médico, cópia de resultados de exames ou cópia do prontuário:

Pessoalmente no balcão do Serviço de Comunicações – Ambulatório;
Através de carta assinada enviada pelos correios;
Através de carta assinada, digitalizada por e-mail – comunica@hcrp.usp.br.
Informações com mais detalhes ver Norma de Serviço nº 72/2015.

Horário de Visitas

Horário de Visitas
– Entrada de Visitantes/Acompanhantes mediante apresentação de Documento de
Identidade original com foto (RG, CNH, e-CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, etc.).
– O Hospital desaconselha a entrada de crianças menores de 10 anos.
– É de responsabilidade dos visitantes o controle do revezamento.

– Regra Geral: Diariamente das 14h às 20h, com a entrada de 2 (dois) visitantes de
cada vez.

– Unidade de Terapia Intensiva Pós-Operatória (UTIPO): Visitas diariamente das 15h às
16h, somente dois (2) visitantes.
– C.T.I. Adulto (CTIA): Visitas diariamente das 12h às 13h, 4 (quatro) visitantes com
revezamento 2 em 2; e das 19:30h às 20h, somente dois (2) visitantes.
– Unidade Coronariana (UCO): Visitas diariamente das 12h às 13h e das 19:30h às 20h,
somente dois (2) visitantes.
– Enfermaria da Hematologia: Visitas diariamente das 14h às 20h, somente um (1)
visitante de cada vez.
– Centro Obstétrico (CO): não há visitas.
– Enfermaria Obstétrica: Visitas diariamente das 14h às 20h, permitido somente esposo,
pais e sogros.
– C.T.I. Pediátrico (CTIP): Visitas diariamente das 12h às 12h30min e das 17h às
17h30min, com entrada de 2 (dois) visitantes. Pai e Mãe tem acesso livre.
– U.T.I. Neonatal (UTI Neo) e U.C.I. Neonatal (UCIN): Visitas de quarta-feira e sábado das
16h às 17h (permitido somente avós e irmãos do RN quando maiores de 10 anos, entram
todos juntos). Pai e Mãe tem acesso livre.
– Enfermaria Pediátrica: Visitas diariamente das 14h às 20h, somente um (1) visitante de
cada vez.

– Acompanhantes: Nas enfermarias onde é permitida a permanência de
acompanhante, a troca é realizada das 06h às 08h, das 13h às 14h e das 19h às 20h.

Como Chegar ao Hospital

Para chegar ao Hospital das Clínicas Campus e Unidade de Emergência acesse o link abaixo.

ACESSAR MAPA

Estacionamentos

O HCFMRP-USP oferece a seus usuários três estacionamentos com um total de 1.200 vagas. A localização, tarifário e horário de funcionamento, podem ser visualizados no mapa abaixo.

Todos os estacionamentos contam com uma infraestrutura completa de segurança, sendo que o Estacionamento 3, devido a sua localização, disponibiliza aos seus usuários uma área de conforto que compreende sanitários, fraldário e serviço gratuito de translado entre o estacionamento e a portaria dos ambulatórios, por meio de Vans do próprio Hospital.

Os pacientes do Centro de Reabilitação e que fazem Diálise possuem área própria para estacionamento, sem pagamento de qualquer valor.

Praça de Alimentação

A Praça de Alimentação do HCFMRP-USP funciona todos os dias das 7h às 20h e é composta por uma lanchonete e duas cafeterias, especializadas em sanduíches naturais, bolos e salgados, além de três restaurantes que disponibilizam uma saborosa gastronomia à la carte ou self service.

Acidente Ocupacional

O HCFMRP-USP conta com o Ambulatório de Acidentes Ocupacional do Profissional da Saúde, junto à Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas – UETDI, para atender profissionais da saúde que se acidentam com material biológico potencialmente contaminado. O atendimento ocorre 24h por dia, de segunda à sexta feira das 07 às 18h, no ambulatório da UETDI, Após as 18h finais de semana e feriados na enfermaria da Unidade. Conforme Protocolo do Ministério da Saúde os profissionais devem procurar o atendimento preferencialmente nas primeiras duas horas após o acidente com material biológico, quando será analisada a gravidade da exposição e a necessidade de iniciar a quimioprofilaxia contra o vírus do HIV e as condições sorológicas para os vírus das hepatites B e C.

(16) 3602-2695

Doação de Orgãos

Sistema Estadual de Transplantes – Regional Interior 
O HCFMRP-USP foi designado para sediar a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Regional 2, do Sistema Estadual de Transplantes – SET, que abrange atualmente 593 municípios do interior do Estado.
O SET recebe notificações de potenciais doadores e coordena a  captação e  distribuição  dos órgãos e tecidos humanos, de doadores cadáveres, nos módulos de transplante de coração, fígado, rim, pulmão, rim-pâncreas,
pâncreas isolado e córnea.
Também cuida da inscrição e  manutenção do cadastro técnico dos potenciais receptores no banco de dados do Sistema.
O Sistema Estadual de Transplante atua junto á Organizações de Procura de Órgãos, Organizações de Procura de Córneas, hospitais públicos e privados, equipes médicas de transplantes, comissões técnicas científicas, unidades de diálise, laboratórios de Imunogenética

Como doar córneas 
Em casos de doações, o familiar deve telefonar para a central de BIP (atendimento 24 horas) 40038200 cód. 4394900, e informar ao plantonista do Banco sobre seu desejo de doar as córneas de seu parente falecido. Nosso funcionário irá atendê-lo prontamente.
Horário de funcionamento ao público: de segunda à sexta-feira, das 7:00 às 19:00 horas.
Informações: (16) 3633-1322 ou 3602-2521.

Como conseguir transplante de córneas 
O paciente que procura atendimento pelo SUS, deve primeiramente encaminhar-se ao Posto de Saúde mais próximo de seu bairro onde passará por uma triagem com um oftalmologista.
Este, após examinar e certificar-se que o paciente necessita de um transplante de córnea, entrará em contato com o Central de Regulação e marcará uma consulta no Hospital Público para um possível transplante de córnea, caso o médico triador deste Hospital certificar-se que existe a necessidade do Transplante.
O médico oftalmologista especializado em transplante cadastrará o paciente na fila única da região para transplante.
No caso do paciente procurar o serviço particular ou de convênio médico este especialista atenderá em seu consultório particular onde fará seu cadastro nesta mesma fila de espera que o paciente do SUS aguarda.
Havendo uma disponibilização do Tecido pelo Banco de Olhos para esta Central de Distribuição CNCDO, o médico será notificado obedecendo rigorosamente a ordem de cadastro pela data de inscrição

Clínica Civil Convênios
Clínica Civil – Unidade Particular
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