Informações aos Pacientes

Como funciona o Atendimento Ambulatorial

O paciente que precisar de atendimento médico deverá procurar, inicialmente, o Posto de Saúde mais próximo de sua residência, que terá condições de prestar o atendimento necessário ou, se for o caso, proceder ao encaminhamento para agendamento.

Os pacientes só deverão dirigir-se ao Hospital das Clínicas Campus, com a consulta médica previamente marcada pelo Posto de Saúde. Deverá trazer também o Cartão de Consulta do HC (se tiver).

É obrigatório a apresentação do Cartão de Consulta do HC nos retornos, obedecendo rigorosamente, a data e horário marcado pelo Hospital.

Será permitida a entrada de somente 1 acompanhante, que deverá ser maior de 18 anos.

Como funciona o Atendimento de Urgência/Emergência

Quando precisar de atendimento de urgência/emergência você deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, que poderá ser Unidade Básica de Saúde – UBS, Unidade de Pronto Atendimento – UPA ou Pronto Socorro.

Depois de ter sua necessidade atendida e seu quadro clínico estabilizado, caso necessário você será encaminhado pelo Serviço de Regulação Médica para um hospital que poderá ser à Unidade de Emergência – U.E. do HCFMRP-USP para dar seguimento ao tratamento.

A U.E. atende somente pacientes que foram encaminhados pelo Serviço de Regulação Médica, por isso é muito importante seguir o fluxo indicado

Como funciona a Internação

É permitida a permanência de um acompanhante nos seguintes casos:
– Pacientes até 18 anos incompletos;
– Pacientes maiores de 60 anos;
– Excepcionalmente, a critério da equipe de saúde,em situações não previstas, poderá ser autorizada a permanência de 1 (um) acompanhante.

A troca do acompanhante será nos horários:
– Das 06h às 08h
– Das 13h às 14h
– Das 19h às 20h

O que trazer:
– Cartão de consultas do HCRP;
– Objetos de uso pessoal: chinelo, roupas íntimas, pente, sabonete, escova, pasta de dente, shampoo,agasalho para o frio e roupa para o dia da alta;
– Trazer os resultados de exames realizados, quando solicitados;
– Não trazer dinheiro e objetos de valor como: joias e celulares.

Alta Hospitalar:
– Antes de sair do leito, pergunte se a equipe de saúde precisa lhe entregar algum documento para a continuação do tratamento.

Em determinados casos, o paciente leva consigo os seguintes documentos:
– guia de contra-referência;
– receituário em 2 vias;
– atestado médico (solicitar se necessário);
– cartão de consulta com a data de retorno já marcada ou com orientação para marcá-la.

Doação de Sangue

Doar sangue salva vidas
O Hemocentro precisa de você.
Para doar sangue ligue:
0800 979 6049

Saiba mais:
http://www.hemocentro.fmrp.usp.br

Resultado de Exames
Para acessar o resultado clique aqui.
Relatórios Médicos

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS REFERENTES AO TRATAMENTO DE SAÚDE

O paciente ou um representante legal (por tutela, curatela ou procuração), pode solicitar relatório médico, cópia de resultados de exames ou cópia do prontuário:

Pessoalmente no balcão do Serviço de Comunicações – Ambulatório;
Através de carta assinada enviada pelos correios;
Através de carta assinada, digitalizada por e-mail – comunica@hcrp.usp.br.
Informações com mais detalhes ver Norma de Serviço nº 72/2015.

Horário de Visitas

– O Hospital desaconselha a entrada de crianças menores de 10 anos.
– É de responsabilidade dos visitantes o controle do revezamento dos crachás fornecidos no início da visita.

Enfermarias:
– Das 14h às 20h, com a entrada de 1 (um) visitante de cada vez.
– Horário de visitas no C.T.I. Adulto (CTIA): Todos os dias da semana das 12h às 12h30 e das 17h às 17h30, somente dois (2) visitantes.
– Na Unidade Coronariana (UCO): Todos os dias da semana das 12h às 12h30 e das 17h às 17h30, somente dois (2) visitantes.
– Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI):
Das 14h às 20h, todos os dias, com entrada de 1 (um) visitante de cada vez
– Unidade de Transplante de Fígado – 10º andar:
Das 14h às 20h, todos os dias, com entrada de 1 (um) visitante de cada vez
– Na Neurocirurgia: segunda-feira a sábado das 11h às 11h30 e das 17h às 17h30 somente dois (2) visitantes e no domingo das 11h às 12h e das 17h às 18h é de responsabilidade do visitante o revezamento de dois (2) pôr vez.
– No C.T.I. Pediátrico (CTIP): Todos os dias da semana das 12h às 12h30 e das 17h às 17h30, sendo que acompanhante somente a Mãe. No horário da visita entra o pai e dois (2) visitantes.

– Na Recuperação do Tórax: todos os dias da semana das 15h às 16h somente dois (2) visitantes.
– Nas demais Unidades de Internação: todos os dias da semana das 14h às 20h somente um (1) visitante por vez; sendo de responsabilidade do visitante o revezamento.
– No berçário do 7º e do 8 º andar: pode entrar na hora da visita das 16h às 17h somente o pai. De quarta-feira e sábado é liberada a entrada dos avós e irmãos das 16h às 17h.
– Nas enfermarias onde são permitidas a permanência de acompanhantes o horário para a troca são os seguintes: Das 06h às 08h, das 13h às 14h e das 19h às 20h.

 

Como Chegar ao Hospital

Para chegar ao Hospital das Clínicas Campus e Unidade de Emergência acesse o link abaixo.

ACESSAR MAPA

Estacionamentos

O HCFMRP-USP oferece a seus usuários três estacionamentos com um total de 1.200 vagas. A localização, tarifário e horário de funcionamento, podem ser visualizados no mapa abaixo.

Todos os estacionamentos contam com uma infraestrutura completa de segurança, sendo que o Estacionamento 3, devido a sua localização, disponibiliza aos seus usuários uma área de conforto que compreende sanitários, fraldário e serviço gratuito de translado entre o estacionamento e a portaria dos ambulatórios, por meio de Vans do próprio Hospital.
Para acompanhantes de pacientes e as pessoas abrangidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e do Idoso, não há qualquer ônus ao utilizar os serviços disponibilizados pelo Estacionamento 3. O mesmo ocorre com ônibus de Prefeituras, ambulâncias e carros oficiais.
Os pacientes do Centro de Reabilitação e que fazem Diálise possuem área própria para estacionamento, sem pagamento de qualquer valor.

Praça de Alimentação

A Praça de Alimentação do HCFMRP-USP funciona todos os dias das 7h às 20h e é composta por uma lanchonete e duas cafeterias, especializadas em sanduíches naturais, bolos e salgados, além de três restaurantes que disponibilizam uma saborosa gastronomia à la carte ou self service.

Acidente Ocupacional

O HCFMRP-USP conta com o Ambulatório de Acidentes Ocupacional do Profissional da Saúde, junto à Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas – UETDI, para atender profissionais da saúde que se acidentam com material biológico potencialmente contaminado. O atendimento ocorre 24h por dia, de segunda à sexta feira das 07 às 18h, no ambulatório da UETDI, Após as 18h finais de semana e feriados na enfermaria da Unidade. Conforme Protocolo do Ministério da Saúde os profissionais devem procurar o atendimento preferencialmente nas primeiras duas horas após o acidente com material biológico, quando será analisada a gravidade da exposição e a necessidade de iniciar a quimioprofilaxia contra o vírus do HIV e as condições sorológicas para os vírus das hepatites B e C.

(16) 3602-2695

Doação de Orgãos

Sistema Estadual de Transplantes – Regional Interior 
O HCFMRP-USP foi designado para sediar a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Regional 2, do Sistema Estadual de Transplantes – SET, que abrange atualmente 593 municípios do interior do Estado.
O SET recebe notificações de potenciais doadores e coordena a  captação e  distribuição  dos órgãos e tecidos humanos, de doadores cadáveres, nos módulos de transplante de coração, fígado, rim, pulmão, rim-pâncreas,
pâncreas isolado e córnea.
Também cuida da inscrição e  manutenção do cadastro técnico dos potenciais receptores no banco de dados do Sistema.
O Sistema Estadual de Transplante atua junto á Organizações de Procura de Órgãos, Organizações de Procura de Córneas, hospitais públicos e privados, equipes médicas de transplantes, comissões técnicas científicas, unidades de diálise, laboratórios de Imunogenética

Como doar córneas 
Em casos de doações, o familiar deve telefonar para a central de BIP (atendimento 24 horas) 40038200 cód. 4394900, e informar ao plantonista do Banco sobre seu desejo de doar as córneas de seu parente falecido. Nosso funcionário irá atendê-lo prontamente.
Horário de funcionamento ao público: de segunda à sexta-feira, das 7:00 às 19:00 horas.
Informações: (16) 3633-1322 ou 3602-2521.

Como conseguir transplante de córneas 
O paciente que procura atendimento pelo SUS, deve primeiramente encaminhar-se ao Posto de Saúde mais próximo de seu bairro onde passará por uma triagem com um oftalmologista.
Este, após examinar e certificar-se que o paciente necessita de um transplante de córnea, entrará em contato com o Central de Regulação e marcará uma consulta no Hospital Público para um possível transplante de córnea, caso o médico triador deste Hospital certificar-se que existe a necessidade do Transplante.
O médico oftalmologista especializado em transplante cadastrará o paciente na fila única da região para transplante.
No caso do paciente procurar o serviço particular ou de convênio médico este especialista atenderá em seu consultório particular onde fará seu cadastro nesta mesma fila de espera que o paciente do SUS aguarda.
Havendo uma disponibilização do Tecido pelo Banco de Olhos para esta Central de Distribuição CNCDO, o médico será notificado obedecendo rigorosamente a ordem de cadastro pela data de inscrição

Clínica Civil Convênios

Como agendar consultas ou exames:
As consultas poderão ser agendadas por telefone. Ao agendar sua consulta ou exame, tenha sempre em mãos o cartão da Clínica. Ele é muito importante para que você nos forneça o número do seu registro.
O nosso sistema de telefonia atual permite agilidade no atendimento das ligações. Entretanto, se houver demora em seu atendimento, por favor, nos avise. Nós agradecemos as suas sugestões, ela nos ajudarão a aperfeiçoar nossos serviços para melhor atendê-lo.
Diante da possibilidade de atraso ou da impossibilidade de comparecer à consulta, solicitamos que nos comunique o quanto antes, para as devidas providências.

Telefones úteis:
Agendamento de consultas:
(016) 3602-2310
Agendamento de exames: (016) 3602-2882

– Informações do Setor de Reprodução Humana: (016) 3602-2815 / (016) 3602-2816
– Informações de valores (consultas, exames, procedimentos e internações): (016) 3602-2759
– Informações de preparo para exames e resultados de Pacientes Conveniados: (016) 3602-2883
– Informações de Internações e Cirurgias de Pacientes Conveniados: (016) 3602-2883

– Informações de pacientes internados:
09º andar – (016) 3602-2524
10º andar – (016) 3602-2534
11º andar – (016) 3602-2838
12º andar – (016) 3602-2950

Internação:
– Na véspera da internação, um dos profissionais da Equipe de Enfermagem da Clínica Civil telefonará para você, a fim de confirmar se está tudo preparado para a sua internação. Algumas orientações sobre jejum ou administração de medicamentos serão reforçadas.

O que trazer para o Hospital:
– Você poderá trazer para a internação objetos de uso pessoal: camisola, pijama, chinelo, sabonete, escova, creme dental, shampoo, etc. Dê preferência às roupas leves e confortáveis. Também deverá trazer todos os exames médicos realizados anteriormente.

Cigarros e Bebidas Alcoólicas:
– É proibido fumar nos quartos e em outras dependências do Hospital.
– É proibido o consumo de bebidas alcoólicas.

Higiene:
– Mantenha o quarto organizado: evite deixar malas e bolsas espalhadas.
– Conserve a limpeza do Hospital: não jogue lixo nem objetos pelas janelas.

Medicamentos:
– Se o paciente fizer uso de medicamentos (hipertensão, diabete, etc), ele deve comunicar à enfermeira, e também deverá trazer para o Hospital todos esses medicamentos.
– Durante a internação, é importante que o paciente não tome nenhum medicamento sem o conhecimento do Médico ou da Equipe da Enfermagem.

Horários de Visita:
– Todos os dias, das 14h às 20h.
– Será permitida somente a entrada de dois visitantes por vez, além do acompanhante.
– É proibida a entrada de visitantes e acompanhantes com roupas inadequadas ao ambiente hospitalar (bermudas, camisas cavadas, chinelos).
– Procure falar baixo: Hospital é local de silêncio.
– O hospital não recomenda a entrada de crianças menores de 10 anos.

Rotina da Copa:
– As refeições serão servidas nos horários determinados pelo serviço de nutrição e dietética:

Café da Manhã: 07:45h às 08:30h
Almoço: 11:50h às 11:30h
Café da Tarde: 15:00h às 15:30h
Jantar: 17:50h às 18:30h
Lanche noturno: 20:00h às 20:30h

– As refeições serão recolhidas impreterivelmente 1 hora após serem fornecidas.
– Acompanhante de pacientes não tem direito às refeições. A aquisição do Ticket deverá ser feito no momento da internação.
– Não traga alimentos para o paciente sem comunicar a Enfermagem.
– Acompanhante de paciente conveniado poderá solicitar as refeições.
– As refeições de acompanhantes deverão ser solicitadas duas horas antes do horário programado para o fornecimento.

Telefones:
– Cada apartamento possui telefone com ramal próprio.
– Para ligações locais, disque “0” e, em seguida, o número desejado.
– Evite o uso de telefone celular nas dependências do Hospital.

Bancos:
– Nas dependências do Hospital, próximo à portaria principal, existe uma agência do Banco do Brasil, com horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 11h às 15h.

Assistência Religiosa:
– A Capela Ecumênica do Hospital está localizada no primeiro andar e permanece aberta diariamente, das 8h às 20h.

Contas Hospitalares:
– Pacientes conveniados: Se a internação não tiver sido devidamente autorizada pelo Convênio, o paciente deverá fazer depósito de uma quantia para caução. Para solicitar serviços extras (refeições para acompanhante, ligações interurbanas e outros), é necessário que se faça um deposito antecipado

Alta Hospitalar
– O processo é iniciado a partir da alta clínica, formalizada por escrito pelo médico assistente.
– Antes de deixar a unidade, aguarde as orientações da enfermeira sobre curativos, medicamentos, alimentação, repouso e retorno.
– O paciente só estará liberado após a formalização de todos os procedimentos.
– Se necessitar de atestado médico, solicite-o com antecedência ao seu médico.

Convênios credenciados:
– ABET/ PLANTEL – Plano de Assistência Médica Telesp
– AFRESP – Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo
– AMIL – Planos por Administração Ltda
– ASSEFAZ – Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda
– BRADESCO SEGURO S/A
– CABESP – Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo
– CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
– CARE PLUS – Medicina Assistencial S/C Ltda.
– CASEMBRAPA – Caixa de Assistência dos Empregados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
– CASSI – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil
– ECONOMUS Instituto de Seguridade Social
– EMBRATEL – PAME SC PLANOS DE ASSISTÊNCIA MEDICA
– FUSEX – Ministério do Exército 5ª CSM RP
– GAMA SAÚDE LTDA
– LIFE EMPRESARIAL SAÚDE
– MARÍTIMA SAÚDE SEGUROS S/A
– MEDISERVICE – Administradora de Planos de Saúde Ltda
– NOTRE DAME SEGURADORA – Planos Advance, Premium e Excellence
– OMINT – Assistencial Serviço de Saúde S/C Ltda
– PORTO SEGURO SAÚDE
– PETROBRÁS – Petróleo Brasileiro S/A
– PETROBRÁS DISTRIBUIDORA S/A
– SABESPREV – FUNDAÇÃO SABESP DE SEGURIDADE SOCIAL

Clínica Civil – Unidade Particular

Como agendar consultas ou exames:
As consultas poderão ser agendadas por telefone. Ao agendar sua consulta ou exame, tenha sempre em mãos o cartão da Clínica. Ele é muito importante para que você nos forneça o número do seu registro.
O nosso sistema de telefonia atual permite agilidade no atendimento das ligações. Entretanto, se houver demora em seu atendimento, por favor, nos avise. Nós agradecemos as suas sugestões, ela nos ajudarão a aperfeiçoar nossos serviços para melhor atendê-lo.
Diante da possibilidade de atraso ou da impossibilidade de comparecer à consulta, solicitamos que nos comunique o quanto antes, para as devidas providências.

Telefones úteis:
Agendamento de consultas: (016) 3602-2310
Agendamento de exames: (016) 3602-2882

– Informações do Setor de Reprodução Humana: (016) 3602-2815 / 3602-2816
– Informações de valores (consultas, exames, procedimentos e internações): (016) 3602-2759
– Informações de preparo para exames e resultados de Pacientes Particulares: (016) 3602-2763
– Informações de Internações e Cirurgias de Pacientes Particulares: (016) 3602-2762

– Informações de pacientes internados:
09º andar – (016) 3602-2524
10º andar – (016) 3602-2534
11º andar – (016) 3602-2838
12º andar – (016) 3602-2950

Internação:
– Na véspera da internação, um dos profissionais da Equipe de Enfermagem da Clínica Civil telefonará para você, a fim de confirmar se está tudo preparado para a sua internação. Algumas orientações sobre jejum ou administração de medicamentos serão reforçadas.

O que trazer para o Hospital:
– Você poderá trazer para a internação objetos de uso pessoal: camisola, pijama, chinelo, sabonete, escova, creme dental, shampoo, etc. Dê preferência às roupas leves e confortáveis. Também deverá trazer todos os exames médicos realizados anteriormente.

Cigarros e Bebidas Alcoólicas:
– É proibido fumar nos quartos e em outras dependências do Hospital.
– É proibido o consumo de bebidas alcoólicas.

Higiene:
– Mantenha o quarto organizado: evite deixar malas e bolsas espalhadas.
– Conserve a limpeza do Hospital: não jogue lixo nem objetos pelas janelas.

Medicamentos:
– Se o paciente fizer uso de medicamentos (hipertensão, diabete, etc), ele deve comunicar à enfermeira, e também deverá trazer para o Hospital todos esses medicamentos.
– Durante a internação, é importante que o paciente não tome nenhum medicamento sem o conhecimento do Médico ou da Equipe da Enfermagem.

Horários de Visita:
– Todos os dias, das 14h às 20h.
– Será permitida somente a entrada de dois visitantes por vez, além do acompanhante.
– É proibida a entrada de visitantes e acompanhantes com roupas inadequadas ao ambiente hospitalar (bermudas, camisas cavadas, chinelos).
– Procure falar baixo: Hospital é local de silêncio.
– O hospital não recomenda a entrada de crianças menores de 10 anos.

Rotina da Copa:
– As refeições serão servidas nos horários determinados pelo serviço de nutrição e dietética:

Café da Manhã: 07:45h às 08:30h
Almoço: 11:50h às 11:30h
Café da Tarde: 15:00h às 15:30h
Jantar: 17:50h às 18:30h
Lanche noturno: 20:00h às 20:30h

– As refeições serão recolhidas impreterivelmente 1 hora após serem fornecidas.
– Acompanhante de pacientes tem direito às refeições. A aquisição do Ticket deverá ser feito no momento da internação.
– Não traga alimentos para o paciente sem comunicar a Enfermagem.
– Acompanhante de paciente conveniado poderá solicitar as refeições.
– As refeições de acompanhantes deverão ser solicitadas duas horas antes do horário programado para o fornecimento.

Telefones:
– Cada apartamento possui telefone com ramal próprio.
– Para ligações locais, disque “0” e, em seguida, o número desejado.
– Evite o uso de telefone celular nas dependências do Hospital.

Bancos:
– Nas dependências do Hospital, próximo à portaria principal, existe uma agência do Banco do Brasil, com horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 11h às 15h.

Assistência Religiosa:
– A Capela Ecumênica do Hospital está localizada no primeiro andar e permanece aberta diariamente, das 8h às 20h.

Contas Hospitalares:
– Pacientes Particulares: No ato da internação, o responsável pelo pagamento deverá se dirigir ao caixa da Clínica Civil para as providências necessária. O horário de funcionamento da Clínica Civil é das 06h 30minutos às 21h, de segunda às sexta-feira.

Alta Hospitalar:
– O processo é iniciado a partir da alta clínica, formalizada por escrito pelo médico assistente.
– Antes de deixar a unidade, aguarde as orientações da enfermeira sobre curativos, medicamentos, alimentação, repouso e retorno.
– O paciente só estará liberado após a formalização de todos os procedimentos.
– Se necessitar de atestado médico, solicite-o com antecedência ao seu médico.

Informações em saúde
Manual do Paciente Ambulatorial
Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde
Estatuto do Idoso
Estatuto da Criança e do Adolescente
Normas de internação (Pacientes e Familiares)