Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Escolha uma Página

Decisão foi tomada para assegurar a saúde dos envolvidos na realização das provas e evitar o adiamento

“Momentos excepcionais pedem medidas excepcionais”. Essa foi a frase usada pelo superintendente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Professor Benedito Maciel para explicar as mudanças nas provas das residências médica e multidisciplinar em atenção ao câncer e em urgência e emergência desse ano.

Os exames que seriam realizados presencialmente no dia 18, agora serão on-line no dia 31de janeiro.

O quadro de evolução da pandemia impôs à diretoria do  HCFMRP, a necessidade de revisão do processo seletivo, diante da insegurança da prova escrita presencial, não só aos candidatos, mas à toda comunidade, considerando o elevado número de inscritos e um espaço físico limitado O HC Ribeirão promove um dos mais concorridos processos seletivos do país. As provas desse ano têm cerca de 6 mil candidatos inscritos.

Ao mesmo tempo, o adiamento do exame traria consequências incalculáveis para todos os pacientes assistidos pelo HCFMRP-USP, dada a diminuição drástica dos atendimentos em razão do não ingresso de novos residentes.

Diante desse cenário, a solução encontrada, que garante a realização do exame e a proteção sanitária dos candidatos, foi a realização da prova on- line.

O exame  on-line será aplicado com monitoramento individualizado de cada candidato, realizado por aplicadores humanos e robôs ao mesmo tempo, por meio de áudio e vídeo. Esse tipo de exame, vem sendo amplamente utilizado por sociedades científicas, concursos públicos e outros processos seletivos, permitindo atender à necessidade de processo com equidade e transparência, além de garantir as condições de segurança necessárias.

A mudança de uma prova com quase seis mil candidatos, está sendo uma operação difícil e complexa, porém essencial”, garante o superintendente do Hospital. “Antes de olhar para interesses individuais, devemos olhar para a saúde da comunidade na qual estamos inseridos, pensando especialmente na saúde pública. Este é o dever ético de todos que atuam na área da Saúde”, completa.

Inscrições Abertas

As inscrições para o programa de Residência Médica estão abertas até as 12 horas do dia 11 de janeiro. As vagas são para acesso direto e para especialidades/áreas de atuação com pré-requisito.

O programa de Residência Multidisciplinar em Atenção ao Câncer e em Urgência e Emergência estará com as inscrições abertas até as 12 horas do dia 12 de janeiro.

Serão oferecidas 37 vagas nas áreas de enfermagem, farmácia, física médica-medicina nuclear, física médica-radioterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Acesse os editais retificados

Residência Médica:

Acesso Direto: https://extranet.hcrp.usp.br/novorh/arquivos/1971/E19718120219949.pdf

Especialidades / Atuação: https://extranet.hcrp.usp.br/novorh/arquivos/1972/E197281202191237.pdf

Residência Multidisciplinar em Atenção ao Câncer e em Urgência e Emergência

https://extranet.hcrp.usp.br/novorh/arquivos/1973/E197371202115451.pdf