Ensino

O HCFMRP-USP é campo de atividades de Ensino para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Nutrição e Metabolismo, Fonoaudiologia e Informática Biomédica e da USP de Ribeirão Preto.

É campo de atuação para pós-graduação em nível de mestrado e doutorado para estes mesmos cursos.

Oferece Residência Médica em diversas especialidades, além de cursos de especialização e aprimoramento em áreas não médicas.

Conta com uma escola técnica profissionalizante, denominada Centro Interescolar, que tem o objetivo de formação de pessoal de nível técnico, na área da saúde.

Concede estágio a médicos formados, no mínimo há mais de 2 (dois) anos, visando seu aperfeiçoamento e especialização.

Podem solicitar declaração as categorias matriculadas no HCFMRP-USP como:

  • Especializandos(as)
  • Médicos(as) Adido
  • Médicos(as) Complementação Especializada
  • Médicos(as) Residentes
  • Residentes Multiprofissionais

Os Cursos de Especialização oferecidos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto estão administrativamente vinculados ao Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP “Dr. Antônio Guilherme de Souza” CEFOR/SUS/SP, sendo o CEFOR Credenciado pelo Parecer CEE 382/2017, Publicado do DOE 24/08/2017. Estes cursos constituem em modalidade de ensino de Pós-Graduação “lato-sensu”.

São estruturados em três módulos, sendo estes de Núcleo Comum para todos os Cursos de Especialização, Núcleo específico teórico e  Núcleo específico prático, totalizando uma carga horária mínima de 1720 horas, com jornada de 40 horas semanais. Do total de horas do curso, 400 horas, no mínimo, são teóricas e 160 horas são destinadas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Cada curso oferecido tem sua distribuição de carga horária e disciplinas teóricas conforme Projeto Pedagógico enviado pela instituição e posteriormente aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. Os cursos de Especialização tem duração de um ano, sendo que os alunos recebem bolsa oferecida pela Secretaria Estadual da Saúde, funcionando sob a responsabilidade das áreas e serviços à que estão vinculados e sob orientação de profissionais altamente qualificados.

Presidente da Comissão:
Prof. Dr. Alceu Afonso Jordão Júnior

Contato:
(16) 3602-2164

gs-164@hcrp.usp.br

 

Processos Seletivos Área do candidato

CENTRO DE EDUCAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL EM SAÚDE – CEAPS

Atribuições

Criado em 1998, o CEAPS – Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde tem por finalidade a implementação de programas de formação, treinamento, habilitação, aprimoramento e especialização do profissional de saúde, objetivando a capacitação para a atenção à saúde integral do paciente.

Contato

ceaps@hcrp.usp.br

http://www.ceapshcrp.com.br

(16) 3602-2721

 

Organograma-CEAPS

O Centro Interescolar é uma escola de formação profissional técnica de nível médio, que desde sua fundação, em 1975, prepara profissionais qualificados e diferenciados para atuar no mercado de trabalho.

A escola faz parte do complexo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, e oferece cursos profissionalizantes visando um profissional que seja capaz de atuar em diferentes contextos da prática profissional. Desenvolve também, treinamentos e capacitações para a equipe multiprofissional do Hospital das Clínicas, além possuir uma excelente infraestrutura e recursos privilegiados, conta com uma equipe profissional especializada e comprometida com a construção dos processos de ensino-aprendizagem da escola.

O Centro Interescolar vem construindo sua história que se consolidou com o passar dos anos, alicerçado pela busca incessante em qualificar seus alunos e os profissionais da área da saúde, com o que há de mais inovador. A escola possui um legado histórico, em que ao longo de seus mais de 40 anos de história, seus interesses e ideais sempre estiveram pautados em uma filosofia de qualidade nos serviços prestados, aberta à comunidade na qual se insere.

A instituição está situada à Av. Bandeirantes, 3.900, Campus Universitário, atualmente oferece vagas para a população em geral e para servidores do HCFMRP-USP, tendo seu funcionamento autorizado pela Portaria C.E.T. de 11.03.1975.

Projeto Político Pedagógico Centro Interescolar

Diretora:
Fernanda Takahama Valente

cinterescolar@hcrp.usp.br

(16) 3602-2013

A Complementação Especializada é um programa de treinamento em serviço destinado ao profissional que concluiu o curso de graduação e completou o programa de Residência (Médica ou Multiprofissional) ou Aprimoramento em instituição credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica ou pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, ou Programa de Aprimoramento Profissional, ou com título de especialista pela AMB, que deseja obter formação profissional aprofundada em uma área especifica, dentro da especialidade respectiva.

Contato:
(16) 3602-2164

gs-164@hcrp.usp.br

 

Para participar verifique as regras sobre o assunto na Portaria HCFMRP-USP 186/2018.

Projeto Político Pedagógico Centro Interescolar

Processos Seletivos Área do candidato

O Hospital poderá oferecer estágio e atividades complementares a estudantes e profissionais das áreas médicas, paramédicas e profissionalizantes em sua área de atuação, de acordo com as disponibilidades de vagas do serviço de interesse do candidato.

Contato:
(16) 3602-2164

gs-164@hcrp.usp.br

 

Para participar verifique as regras sobre o assunto na Portaria HCFMRP-USP 186/2018.

Portaria HCFMRP-USP 186/2018

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP oferece campo de ensino para estudantes de graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Fonoaudiologia e Informática realizados no Campus da USP.

Além disso, pode oferecer campo para estágio obrigatório curricular supervisionado, de acordo com as disponibilidades de vagas do Serviço de interesse do candidato, através de Termo de Cooperação com a Instituição de Ensino (com exceção à Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), regulamentado através da Portaria HCRP nº. 13/2016.

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

O HCFMRP-USP desenvolve campo de estágio para estudantes de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, da Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Para ingressar nos cursos você deve se inscrever no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação que pretende realizar participar. Todos os processos seletivos são abertos por meio de editais publicados em Diário Oficial divulgados nas páginas dos Programas, o que poderá ocorrer semestralmente ou anualmente.

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde

O Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde tem por finalidade atender a crescente demanda da sociedade para qualificação de profissionais que possam atuar na gestão do sistema de saúde brasileiro.

Além disso, procura dar formação aos alunos para que possam com o uso dos métodos científicos, resolver objetivamente os problemas da sociedade brasileira, especificamente na gestão do sistema de saúde.

O Programa tem como objetivo transferir os novos conhecimentos e técnicas avançadas geradas na Universidade de São Paulo, especificamente nas pesquisas do FMRP-USP e FEARP-USP.

Quantidade de alunos egressos: 74
Quantidade de vagas oferecidas: variável conforme edital de abertura do processo seletivo.
Alunos em andamento: 47 (posição em 2018)

Coordenador
Prof. Dr.Antonio Pazin Filho

Vice-coordenador
Prof. Dr. Altacílio Aparecido Nunes

Contato
mpgestaosaude@fmrp.usp.br

http://mprpg.usp.br/mpgos

LinkedIn

(16) 3602-2931

Regimento do Mestrado Profissional

Mestrado Profissional em Medicina

A implantação do Mestrado Profissional em Medicina foi motivada pela necessidade de aprimoramento da formação dos médicos residentes, de maneira a atender às demandas do mercado de trabalho atual de profissionais com capacidade de análise crítica da produção científica e tecnológica da sua área, conhecimento de políticas públicas de saúde, e autonomia no gerenciamento da sua atuação profissional. Resumidamente, tem como objetivo geral o desenvolvimento de habilidades e competências que capacitem o médico para a modificação e aprimoramento das práticas em saúde.

O Mestrado Profissional em Medicina, programa de pós-graduação recentemente aprovado pela CAPES, destina-se a médicos que tenham cursado ou estejam regularmente matriculados em Programas de Residência Médica reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica. O corpo docente é composto por médicos de diferentes áreas da Medicina – Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia, Fisiatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Saúde e da Família, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Psiquiatria. Os docentes possuem sólida formação técnico-científica, associada à prática assistencial em saúde, com experiência na organização de serviços, estabelecimento de protocolos clínicos e desenvolvimento de novas tecnologias em Saúde.

Coordenadora
Profª Dra. Cristina Marta Del Ben

Vice-coordenador
Prof. Dr. Julio Cesar Rosa e Silva

Contato:
ppgmpmedicina@fmrp.usp.br

https://sites.usp.br/mpmed

(16) 3602-2164 / 3602-1548

Normas e regulamentos:
https://sites.usp.br/mpmed/normas

Manuais

Contato:
(16) 3602-2164

gs-164@hcrp.usp.br

 

Processo Seletivo Preceptoria

 

Área do candidato Preceptoria

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP desenvolve diversos treinamentos, capacitações e aprimoramento para seus profissionais, a fim de que as suas Unidades possam prestar serviços de excelência à população assistida.

Ressalta-se o trabalho prestado pelo Centro Interescolar, Educação continuada da Enfermagem, Equipe de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal do Centro de Recursos Humanos, Núcleo de Telessaúde, que promovem o aperfeiçoamento contínuo de sua força de trabalho.

Entre os principais cursos feitos pela Educação Continuada da Enfermagem (CECEn), destaca-se o Curso de Qualificação e Habilitação em Cateter Central de Inserção Periférica, Oficina de Cuidados Paliativos, Hipodermóclise, Lesões de pele, entre outros.

Já o Centro de Recursos Humanos atua com o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos servidores para aprimorar as condições e relações de trabalho, como o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), Integração de Novos Servidores, Oficina de Comunicação Escrita, Excel, Reciclagem de Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Aperfeiçoamento da Gestão de Processos. Buscando um aprendizado contínuo, as áreas dispõem de suporte constante da Equipe de Treinamento e Desenvolvimento para levantar e solucionar as demandas de capacitação e desenvolvimento de pessoal.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS
Diretora:

Tarcísia Aparecida Moroço Moraes

Contato
crh@hcrp.usp.br

(16) 3602-2166

O Hospital das Clínicas oferece programas de residência médica credenciados junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), promovendo o treinamento e qualificação de médicos.

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço com carga horária de 60 horas semanais, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

A Comissão de Residência Médica – COREME tem como função primordial empenhar-se no aperfeiçoamento e efetivo desenvolvimento de todos os PRM oferecidos, contando para tanto com a colaboração do corpo docente da Faculdade, coordenadores, preceptores e residentes, além da Superintendência HCFMRP-USP e Diretoria da FMRP-USP;

Acesse o Portal da Residência Médica – MEC

Coordenação da COREME

Prof. Dr. Hilton Marcos Alves Ricz
Coordenador da Comissão de Residência Médica

Prof. Dr. Rodrigo de Carvalho Santana
Vice-Coordenador da Comissão de Residência Médica

Contato:
(16) 3602-2164

gs-164@hcrp.usp.br

coreme@hcrp.usp.br

 

Manuais Residência Médica

Processos Seletivos – Residência Médica – Acesso Direto

 

Processos Seletivos – Residência Médica – Especialidade/Atuação

 

Processos Seletivos – Área do Candidato – Acesso Direto

 

Processos Seletivos – Área do Candidato – Especialidade/Atuação

 

Projetos Pedagógicos

Projeto Pedagógico Anestesiologia
Projeto Pedagógico Clínica Médica
Projeto Pedagógico Dermatologia
Projeto Pedagógico Infectologia
Projeto Pedagógico Medicina de Emergência
Projeto Pedagógico Medicina de Família e Comunidade
Projeto Pedagógico Medicina Física e Reabilitação
Projeto Pedagógico Neurocirurgia
Projeto Pedagógico Neurologia
Projeto Pedagógico Obstetrícia e Ginecologia
Projeto Pedagógico Oftalmologia
Projeto Pedagógico Ortopedia e Traumatologia
Projeto Pedagógico Otorrinolaringologia
Projeto Pedagógico Patologia
Projeto Pedagógico Psiquiatria
Projeto Pedagógico Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Projeto Pedagógico Radioterapia

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO AO CÂNCER

O Programa de Residência Multiprofissional de Atenção ao Câncer constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu e de treinamento em serviço, destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, excetuada a médica. Cumpre carga horária de 60 horas semanais, com duração de 2 anos, desenvolvendo atividades de aprendizagem teórico-prática na assistência ao paciente oncológico, possibilitando a integralidade do cuidado nas diversas áreas da saúde. O HCFMRP-USP conta hoje com 4 programas em Residência Multiprofissional em Atenção Integral ao Câncer.

Presidente
Profa. Dra. Lilian Neto Aguiar Ricz

Coordenador
Prof. Dr. Leandro Dorigan de Macedo

Contato
(16) 3602-2656

resid.multi.onco@hcrp.usp.br

Acesse o Portal da Residência Multiprofissional – MEC

Processos Seletivos – Residência Multiprofissional

 

Processos Seletivos – Área do Candidato

Fluxograma de Orientação para Solicitação de Estágio

Translate »